Treino Seleção 2018

O treino do estágio de seleção 2018 será organizado por módulos. Cada módulo contém um conjunto de artigos (que fazem parte do Loop). Os artigos seguem o formato geral de artigos do Loop, que pode ser visto aqui.

Além de apontadores para vários artigos do Loop, cada módulo conterá ainda um conjunto de problemas extra chamados "problemas de consolidação". Estes consistem em problemas mais complicados, que possivelmente misturam diferentes tópicos.

Podem considerar um módulo como terminado quando acharem que já entendem todos os conceitos importantes do módulo (excluindo os opcionais). É importante que tentem resolver alguns (ou todos) dos problemas propostos nos vários artigos e pelo menos um dos problemas de consolidação. Não se esqueçam que à uma diferença entre teoria e prática e que por isso ambos são importantes.

A estrutura dos módulos será "semi-livre". Nomeadamente, os módulos estão dispostos numa estrutura em árvore (ver árvore em baixo). Os ramos representam dependências entre módulos, ou seja, só se devem aventurar num dado módulo se já conhecerem bem os seus pré-requisitos. Os módulos a vermelho ainda não foram adicionados (mas serão em breve), os restantes são links para o módulo (notem que o inicial é um especial, mais curto). Se houver algum módulo em que estejam interessados, mas que ainda não esteja disponível, avisem a organização.

Para não ficarem perdidos em como explorar o material disponível iremos dar algumas sugestões durante as reuniões. O importante será passar por o maior número de tópicos possível, apreendendo sempre as bases de cada um. Foquem-se no temas mais simples que não conheçam ou não dominem. O mais importante será ser exposto a vários conceitos, mas também é importante verem vários problemas e treinarem a parte de pensar e resolver problemas (a prova intermédia será um incentivo a isto).

Módulo extra

Já devem ter reparado que há um novo módulo na árvore de módulos chamado "extra". Neste módulo iremos colocar material abreviado, com alguns problemas, para alguns temas extra que não são tão centrais, mas não deixam de ser importantes e interessantes. É o único módulo que será atualizado ao longo do tempo.

Podem consulta-lo aqui.

Número de temas: 1. Última atualização: 15 de Maio.

Problemas extra

Para terem alguns problemas extra para treinarem, sem nenhum tópico definido, introduzimos uma lista de problemas escolhidos por nós. Cada problema estará anotado com a sua dificuldade (* dificuldade fácil, ** média, *** difícil).

Nenhum destes problemas é obrigatório, mas cada problema foi escolhido por ser interessante de alguma forma (de acordo com o seu nível de dificuldade).

Também é importante dizer que alguns dos problemas (especialmente os ***) vão ser realmente difíceis. Por isso, se virem que se estão a debater com algum deles por muito tempo, passem a outro. O objetivo não é dedicarem todo o vosso tempo a um problema, mas sim a vários.

Sem mais demoras, eis o link para a problemas extra.

Requisitos

Muitos dos problemas que vos serão propostos são provenientes de vários online judges disponíveis (repositórios de problemas e concursos). Como tal é aconselhado que criem uma conta e explorem as seguintes plataformas: CodeForces; Kattis; UVa online judge.

Além de problemas originais, o CodeForces incorpora um mini fórum de discussão que contém exposições sobre vários temas técnicos e não técnicos. É principalmente uma plataforma de concursos, por isso podem ainda participar nos vários concursos disponibilizados, quer em tempo real quer virtualmente.

O Kattis é um repositório de problemas relativamente recente, contém problemas de várias provas oficiais assim como problemas de outras fontes.

O UVa online judge é um repositório que contém vários problemas de muitas fontes que é um clássico. Como add-on do UVa, podem consultar o uHunt.

Há muitas outras plataformas de qualidade, mas estas são as principais que iremos usar.