Um novo loop

O loop é uma plataforma de treino para as ONI - Olimpíadas Nacionais de Informática. Pretende dar apoio através de um repositório organizado de recursos para treino, divididos por dificuldade e nível dos concorrentes e posteriormente por tema e tópico. Em cada artigo disponibilizamos um conjunto de links relevantes assim como algum material opcional. Além disso, para complementar o treino, são propostos vários problemas em cada artigo acompanhados, quando possível, da sua solução. Todos os artigos estão disponíveis na página de guias, basta escolher um nível de dificuldade e um artigo para começar a aprender.

Além de guias, na página de concursos disponibilizamos uma agenda detalhada de concursos organizados por várias entidades, indicando a sua dificuldade e outros pormenores importantes. Ocasionalmente organizaremos também concursos próprios, com problemas adaptados de outros concursos.

E se tiver dúvidas?

Para responder às possíveis dúvidas e questões que possam ter temos várias opções. Se quiserem discutir diretamente, usem o canal de IRC #oni16 no servidor Mibbit. Para mais informações sobre o IRC vejam a página das ONI. Um local clássico para comunicarem é o forum Portugal a Programar, mais especificamente o tópico Algoritmia e Lógica, onde podem obter respostas de vários concorrentes e ex-concorrentes das ONI.

Finalmente, se tiverem uma pergunta mais pessoal, usem o mail oficial das ONI, oni@dcc.fc.up.pt. Tentamos oferecer o máximo possível para poderem comunicar connosco, mas se tiverem sugestões de como melhorar esta ponte não hesistem em enviar-nos um mail!

O que aconteceu ao antigo loop?

Alguns dos concorrentes mais veteranos devem-se lembrar da imagem a baixo:

Loop antigo

Este era o antigo loop, uma plataforma com um propósito semelhante a esta (e com o mesmo nome). Infelizmente, o antigo loop falhou no seu objetivo, principalmente devido à falta de conteúdo, pois com os recursos humanos que temos não foi possível lançar o suficiente. Esta plataforma pretende combater isso fazendo um outsourcing do conteúdo. Há imensos bons recursos por ai, só falta uma boa organização. O loop organiza e documenta os melhores links e artigos existentes para as várias áreas e complementa-os com sugestões de problemas. Aos poucos, vamos tentando adicionar algum material próprio para complementar o já existente.