Regras da Seleção 2017

As regras para a seleção das ONI são as seguintes:

  • 1. A seleção das ONI será baseada em duas provas: a prova intermédia e a prova de seleção. A prova intermédia realizar-se-á durante o fim de semana de 5 a 8 de Junho (detalhes técnicos aqui) que não contará para a seleção. Porém, será necessário obter um número positivo de pontos para se continuar elegível (nota: zero não é positivo). A prova de seleção será uma prova presencial que se realizará no (data ainda não confirmada) dia 11 de Junho (detalhes técnicos aqui). A pontuação desta prova será usada para determinar a a equipa portuguesa que irá à IOI no Irão (como detalhado no ponto 2).
  • 2. Para se ser selecionado é necessário estar numa das quatro primeiras posições da classificação global. A classificação global é determinada pela pontuação global (definida no ponto 3).
  • 3. A pontuação global é definida pela seguinte fórmula: Total = (PontosFinal/300 + PontosSelecao/400) * 100. Em caso de empate, é usada a pontuação obtida na prova de seleção como desempate. Se o empate persistir, a ordem será determinada pelo juri das ONI, tendo por base a performance no estágio de seleção.
  • 4. Os quatro concorrentes que passarem na seleção para a IOI serão expostos a um estágio de preparação para a IOI muito semelhante ao estágio de seleção (mas com temas de treino diferentes). Os restantes concorrentes são convidados a assistir e a participar informalmente se quiserem.

Regras do estágio seleção 2017

As regras para o estágio de seleção das ONI são as seguintes:

  • 1. A participação no estágio não é obrigatória para a seleção, excetuando os requisitos mencionados nas regras da seleção.
  • 2. O estágio está dividido em 4 semanas: 15 a 21 de Maio, 22 a 28 de Maio, 29 de Maio a 4 de Junho, 5 a 11 de Junho. Em cada semana é suposto explorar-se um ou mais módulos de treino (os módulos estão definidos na página das informações do treino). Cada módulo conterá um conjunto de artigos e problemas para treino de várias fontes.
  • 3. Todas as semanas se realizará uma reunião no IRC (mais informações aqui) que terá como objetivo permitir aos concorrentes colocar dúvidas e discutirem temas relativos à seleção.
  • 4. Os temas abordados no estágio não serão necessariamente incluídos na prova de seleção, mas é muito provável que um ou mais problemas sejam facilitados depois da exposição a alguns dos temas abordados no estágio.