ONI

33as Olimpíadas Nacionais de Informática - Edição 2021

Discord Facebook Email Rss

FCUP
UAlg

Patrocínios/Apoios

 

Rss Podes subscrever o conteúdo das notícidas das ONI'2015 num RSS feed.

(Não sabes o que é RSS? Descobre o que é e como usar... )

4 Portugueses nas IOI'2021

Já são conhecidos os 4 alunos que nos vão representar nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2021, que se vão realizar remotamente de 19 a 25 de Junho, com uma organização sediada em Singapura.

E os 4 alunos são:

  • Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Pte. Lima)
  • António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

Ficam aqui os nossos parabéns aos nossos 4 "olímpicos" e temos a certeza que tudo farão para continuar a sua preparação e trazer bons resultados para o nosso país!

01:49 04/06/2021

Prova de Seleção para as IOI

Realizou-se no dia 3 de Junho a prova de seleção para as IOI'2021. 7 dos 8 primeiros da final (um aluno abdicou de participar) tiveram hoje uma desafiante prova para apurar quem iria fazer parte da equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais.
 

Classificação Global (Final+Seleção)
 

Classificação da Prova de Seleção
 

Aqui ficam os enunciados dos 4 problemas da prova de seleção:


Parabéns a todos os 7! Na próxima notícia colocaremos mais informações sobre os 4 aluno apurados.

01:46 04/06/2021

1 medalha e 2 menções honrosas para Portugal no CIIC'2021

No passado dia 23 de Maio os 8 primeiros da final das ONI representaram Portugal, no CIIC, o Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação.

É com muito prazer que podemos anunciar que Portugal conquistou 1 medalhas e 2 menções honrosas:

Medalha de Ouro: Tiago Marques
Menção Honrosa: Pedro Costa e Tomás Faria

No CIIC'2020 participaram 125 concorrentes de 14 diferentes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Peru, Rep. Dominicana e Venezuela.

A todos os alunos participantes ficam as nossas felicitações, e de modo muito especial aos nossos alunos galardoados, com especial destaque para o Tiago Marques que conquistou um brilhante 3º lugar global entre os 125 concorrentes.

01:00 04/06/2021

8 alunos no estágio de preparação

Os 8 primeiros da final, os nossos "olímpicos", vão agora ter um estágio de preparação. No final desse estágio será feita uma nova prova e do conjunto dessa prova com esta final sairão os 4 alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2021, organizadas por Singapura. Os 8 alunos são:

  • Tiago Marques - 11º ano do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)
  • Pedro Costa - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Pte. Lima)
  • Zakhar Starinski - 12º ano da Escola Secundária Manuel Arriaga (Horta)
  • António Neves - 12º ano dos Salesianos de Lisboa (Lisboa)
  • Tomás Corral - 12º ano da St. Peters School (Palmela)
  • Tiago Sousa - 10º ano da Escola Secundária de São João do Estoril (Cascais)
  • Laura Muliar - 9º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Pte. Lima)
  • Tomás Faria - 8º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

Renovamos aqui os nossos parabéns a todos eles e temos a certeza que agora irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país. Estes 8 alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC).

20:30 15/05/2021

Classificação Oficial da Final

Já está disponível a classificação da final, que se realizou hoje de tarde, remotamente!
 

Classificação Oficial da Final
 

O grande vencedor das Olimpíadas Nacionais de Informática foi o Tiago Marques, do Colégio Internato Claret (V. N. Gaia), que obtive 220 pontos num máximo possível de 300. Parabéns também a todos os participantes, por terem chegado até à final nacional.

Aqui ficam os enunciados dos 3 problemas da final:


Ainda durante o dia de hoje colocaremos mais informações sobre os 8 primeiros. Oportunamento iremos também colocar aqui uma análise e discussão das soluções dos problemas da final.

20:11 15/05/2021

Classificação Oficial da Qualificação

Já está disponível a classificação oficial da qualificação!

 
Classificação Oficial da Qualificação
 

A final nacional será no dia 15 de Maio e, como anunciado, será feita remotamente, dada a situação atual.

Verifica se o teu nome está na lista dos finalistas e espera novidades ainda antes do fim-de-semana na tua caixa de correio.

Fica aqui o nosso agradecimento a todos os participantes, e os nossos parabéns a todos os finalistas, em especial ao 6 vencedores que obtiveram pontuação perfeita de 400 pontos: Gabriel Almeida (AE_SMMaior), Leonardo Tavares (ES_DFLencastre), Pedro Antunes (C_BDias), Tiago Marques (CI_Claret), Tomas Faria (C_Moderno), Tiago Sousa (ES_SJEstoril).

00:23 07/05/2021

Qualificação terminada

Terminou a qualificação! Foi uma prova muito animada com mais de 1200 submissões de código de alunos de todos os pontos do país (318 em C, 629 em C++, 71 em Java, 177 em Python e 13 em Pascal). A começar já hoje de noite o nosso sistema de avaliação vai automaticamente executar todos os vossos programas submetidos com um conjunto alargado de testes pontuáveis para obter a classificação. Iremos depois minuciosamente verificar todos os resultados obtidos, incluindo a deteção de plágio de código.

Contamos ter a classificação disponível algures a meio desta semana e quando tal acontecer iremos enviar um email a todos os participantes e divulgaremos aqui no site a classificação oficial. Iremos também depois publicar um editorial explicando soluções para os problemas.

Esperamos que tenham gostado de participar! Aqui ficam desde já disponíveis os enunciados dos 4 problemas que criamos para a qualificação:
 

Problemas da Qualificação 2021

17:22 02/05/2021

Inscrições terminadas

Terminou o prazo de inscrições. Não deixes de espreitar a lista completa dos alunos inscritos.

Aqui ficam algumas estatísticas:

  • Temos um total de 233 alunos inscritos;
  • Temos 88 alunos do 12º ano, 58 do 11º ano , 83 do 10º ano, 2 do 9º ano e 2 do 8º ano;
  • Existem 46 diferentes escolas com alunos inscritos, provenientes de todo o país, desde o norte de Portugal continental (ex: Viana do Castelo) até ao Sul (ex: Faro), passando pelas ilhas (ex: S. Miguel ou Faial, nos Açores).

A fase de qualificação (que é individual) começa já hoje, e decorre desde as 12:00 deste dia 30 de Abril (sexta-feira) até às 18:00 do dia 2 de Maio (domingo).

Para os inscritos, espreitem as vossas caixas de correio, pois nas próximas horas será enviado um email com informações mais detalhadas sobre a qualificação..

Os melhores concorrentes da fase de qualificação, até um máximo de 30, participarão na final nacional. Iremos aceitar um máximo de 20 alunos do 12º ano e um máximo de 25 alunos do 11º e 12º, promovendo a participação de alunos que ainda tenham mais anos de ONIs pela frente.

Desejamos uma excelente prova de qualificação para todos!

23:23 29/04/2021

Guia de iniciação e código exemplo

Não deixes de espreitar o Guia de iniciação às Olimpíadas que preparamos para ti. O guia é constituído por um artigos criado com o objetivo de introduzir potenciais concorrentes ao funcionamento das Olimpíadas assim como ensinar os primeiros conceitos necessários para uma participação de sucesso. É ideal para alunos que estejam a participar pela primeira vez ou que ainda sejam inexperientes na competição, mas também para outras pessoas interessadas em saber mais sobre concursos de programação e para professores que queiram introduzir os seus alunos às Olimpíadas.

O nosso servidor de treino tem disponíveis para submissão dez problemas introdutórios que acompanham o guia. Para que possas perceber melhor como funciona todo o sistema de avaliação, disponibilizamos aqui código exemplo para resolver dois desses problemas. Se não conseguiste acertar no problema A ou C dos problemas introdutórios espreita o código numa quatro linguagens permitidas para perceberes como é pedido que faças as coisas.

Problema A - Festa do Ricardo

Problema C - Afonso na fila

Aqui ficam alguns dos erros comuns mais cometidos (relembramos que deves ler a informação técnica):

  • Erro na compilação: Se obtiveres "Compile Time Error" significa que o teu programa deu erro ao compilar. Carrega na mensagem para poderes ver que erro deu cá e corrigir. O que pedimos é um programa escrito na linguagem padrão (os compiladores usados aqui estão no FAQ).
  • Erros de apresentação: Tens de escrever exatamente o que é pedido e nada mais. Nada de "Insira número" ou "O resultado é". Apenas ler o que é pedido e escrever como pedido. Se disser "Satisfaz" escreva exatamente "Satisfaz" com as mesmas letras maiúsculas e minúsculas. Também todas as linhas de output devem contar o carácter mudança de linha no final (do mesmo modo todo o input tem sempre mudança de linha no final de cada linha)
  • Limites: Quando te são dados limites no input é para ajudar. Não é necessário verificares se estão ou não no limite (a menos que seja expressamente pedido para imprimir alguma mensagem nesse caso). É garantido que os dados vêm com esses limites, de modo a que saibas quão eficiente o teu programa tem de ser e que tipos de dados deves usar.
  • Testar o programa: Para testares o teu programa deves usar o método descrito no FAQ.

Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar no Mooshak. É essencial que percebam bem todo o sistema de avaliação e a maneira como devem ser escritos os programas para que a dificuldade esteja apenas no problema a resolver e não na interação com o nosso sistema (semelhante ao usado nas Olimpíadas Internacionais).

Nota que podes sempre carregar no resultado da submissão para ver os resultados mais detalhadas, incluindo uma tabela com os resultados obtidos em cada teste, e o input/output correto para um teste que o programa não tenha acertado.

17:39 18/04/2021

Servidor de Discord das ONI

Se quiserem falar com a organização e esclarecer qualquer dúvida sobre as Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) temos disponível um servidor de Discord:

Apareçam e teremos todo o gosto em interagir com vocês!

17:35 18/04/2021

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 das Olimpíadas Nacionais de Informática!


O prazo limite de inscrição são as 23:59 de 29 de Abril. A prova de qualificação decorrerá de 30 de Abril a 2 de Maio. Podes também consultar o calendário completo das Olimpíadas.

Não percam tempo em inscrever-se! Depois da inscrição ser validada, o aluno e o seu professor responsável irão receber um username e uma password para poderem usar os nossos servidores de treino.

17:05 18/04/2021