ONI

32as Olimpíadas Nacionais de Informática - Edição 2020

Twitter Facebook Email Rss

FCUP
UAlg

Patrocínios/Apoios

 

Bem-vindo ao site oficial das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de programação destinado a alunos do Secundário. As Olimpíadas são um concurso de carácter individual e as linguagens de programação permitidas para resolver os problemas propostos são o C, C++, Pascal ou Java.

Os melhores classificados terão a oportunidade de representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que serão este ano realizadas remotamente de 13 a 19 de Setembro, numa organização com sede em Singapura.

Consulta a secção Informação para saberes mais. Podes também descobrir o que se passou nas edições passadas das Olimpíadas.

Medalha de bronze para Portugal nas IOI 2020

De 13 a 19 de Setembro realizou-se a 32ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), este ano organizadas por Singapura. 343 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões participaram nas IOI que este ano se realizaram pela primeira vez online, por causa da situação da pandemia. A delegação portuguesa participou a partir das instalações do DCC/FCUP e foi composta pelos concorrentes Pedro Dias, Rui Wang, Duarte Nóbrega e Ricardo Antunes e pelo team leader Pedro Ribeiro, co-adjuvado pelo Ricardo Pereira e pelo Vasco Cruz.

A participação portuguesa foi um sucesso, culminando na obtenção de uma medalha de bronze, por parte do Pedro Dias.

Esta é a 11ª medalha de Portugal, depois das 2 de prata conquistadas em 2018 e 2019 pelo Kevin Pucci, e das 8 anteriores medalhas de bronze: 1 em 2002 por David Rodrigues, 1 em 2009 por Pedro Abreu, 1 em 2011 por Rodrigo Gomes, 2 em 2012 por Pedro Paredes e Francisco Machado, 1 em 2016 por Gonaçlo Paredes e 2 em 2017 por Duarte Nascimento e Henrique Navas. É portanto o 5º ano consecutivo onde Portugal conquista pelo menos uma medalha.

A organização das ONI desde já felicita o Pedro Dias por este seu excelente resultado e faz votos para que a delegação portuguesa possa renovar este sucesso no próximo ano, em Singapura, sempre procurando mais e melhores resultados, demonstrando que a informática e a algoritmia estão bem vivas em Portugal, merecendo o apoio por parte das entidades responsáveis e das empresas do ramo. Vale a pena apoiar os nossos jovens pois eles têm muito talento!

Parabéns Portugal!

10:33 24/09/2020

5 medalhas para Portugal no CIIC

No passado dia 5 de Setembro os 7 primeiros da final das ONI representaram Portugal, no CIIC, o Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação.

É com muito prazer que podemos anunciar que Portugal conquistou 5 medalhas:

Medalha de Ouro: Pedro Dias.
Medalha de Prata: Rui Wang e Tiago Pereira.
Medalha de Bronze: Duarte Nóbrega e Pedro Costa.

No CIIC'2020 participaram 131 concorrentes de 13 diferentes países: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, El Salvador, Espanha, México, Perú, Portugal, República Dominicana e Venezuela.

A todos os alunos participantes ficam as nossas felicitações, e de modo muito especial aos nossos alunos medalhados.

Na próxima semana, de 13 a 19 de Setembro, vão realizar-se as IOI'2020 (as Olimpíadas Internacionais de Informática) e os 4 alunos que representam Portugal vão participar a partir Porto, no DCC/FCUP.

18:16 08/09/2020

4 Portugueses nas IOI

Já são conhecidos os 4 alunos que nos vão representar nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2020, que se vão realizar remotamente de 13 a 19 de Setembro, com uma organização sediada em Singapura.

E os 4 alunos são:

  • Pedro Dias - 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
  • Rui Wang - 12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro)
  • Duarte Nóbrega - 12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)
  • Ricardo Antunes - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)

Ficam aqui os nossos parabéns aos nossos 4 "olímpicos" e temos a certeza que tudo farão para continuar a sua preparação e trazer bons resultados para o nosso país!

21:10 29/08/2020

Prova de Seleção para as IOI

Realizou-se hoje, dia 29 de Agosto, a prova de seleção para as IOI'2020. Depois de um estágio online de preparação, os 7 primeiros da final (o 8º classificado abdicou de participar) tiveram hoje desafiante prova para apurar quem iria fazer parte da equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais.
 

Classificação Global (Final+Seleção)
 

Classificação da Prova de Seleção
 

Aqui ficam os enunciados dos 4 problemas da prova de seleção:


Parabéns a todos os 7! Daqui a pouco colocaremos mais informações sobre os 4 aluno apurados.

20:29 29/08/2020

8 alunos no estágio de preparação

Os 8 primeiros da final, os nossos "olímpicos", vão agora ter um estágio de preparação. No final desse estágio será feita uma nova prova e do conjunto dessa prova com esta final sairão os 4 alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2020, organizadas por Singapura. Os 8 alunos são:

  • Duarte Nóbrega - 12º ano do Colégio Internato dos Carvalhos (V. N. Gaia)
  • Pedro Dias - 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
  • Rui Wang - 12º ano do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro)
  • Ricardo Antunes - 12º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)
  • Tiago Pereira - 12º ano do Colégio Dom Diogo de Sousa (Braga)
  • Pedro Costa - 11º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima (Pte. Lima)
  • Leonardo Tavares - 10º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
  • João Rocha - 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa)

Renovamos aqui os nossos parabéns a todos eles e temos a certeza que agora irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país. Estes 8 alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC).

22:55 22/05/2020