ONI

31as Olimpíadas Nacionais de Informática - Edição 2019

Twitter Facebook Email Rss

APDSI FCUP UAlg

Patrocínios/Apoios

 

Bem-vindo ao site oficial das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de programação destinado a alunos do Secundário. As Olimpíadas são um concurso de carácter individual e as linguagens de programação permitidas para resolver os problemas propostos são o C, C++, Pascal ou Java.

Os melhores classificados terão a oportunidade de representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que este ano serão realizadas de 4 a 11 de Agosto em Baku, Azerbaijão.

Consulta a secção Informação para saberes mais. Podes também descobrir o que se passou nas edições passadas das Olimpíadas.

8 alunos no estágio de preparação<

Os 8 primeiros da final, os nossos "olímpicos", vão agora ter um estágio de preparação. No final desse estágio será feita uma nova prova e do conjunto dessa prova com esta final sairão os 4 alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática'2019, que se vão realizar em Baku, no Azerbaijão. Os 8 alunos são:

  • Kevin Pucci - 12º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)
  • David Nassauer - 12º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre (Lisboa)
  • Pedro Dias - 12º ano da Escola Alemã de Lisboa (Lisboa)
  • Ricardo Antunes - 11º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (Castro Verde)
  • João Camarneiro - 12º ano da Escola Secundária de José Estêvão (Aveiro)
  • Paulo Cortesão - 12º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra)
  • André Guimarães - 12º ano do Externato Marista de Lisboa (Lisboa)
  • Diogo Nogueira - 12º ano da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel (Barcelos)

Renovamos aqui os nossos parabéns a todos eles e temos a certeza que agora irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país. Estes 8 alunos serão também convidados a representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC).

00:01 02/04/2019

Classificação Oficial da Final

Já está disponível a classificação da final nacional!
 

Classificação Oficial da Final
 

O grande vencedor das Olimpíadas Nacionais de Informática foi o Kevin Pucci, do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves), com uns fantásticos 275 pontos num máximo possível de 300. Parabéns também a todos os participantes, por terem chegado até à final nacional.

Aqui ficam os enunciados dos 3 problemas da final:


Ainda durante o dia de hoje colocaremos mais informações sobre os 8 primeiros. Brevemente iremos também colocar aqui fotos da final e uma análise e discussão das soluções dos problemas da final.

23:28 01/04/2019

Treino com problemas de finais anteriores

Estão disponíveis para submissão os 27 problemas usados nas finais nacionais das ONI dos últimos 9 anos:

 
Mooshak com os 27 problemas das ONI 2010 a 2018
 

O concurso de treino está aberto a todos os que queiram experimentar resolver os problemas. Basta terem um email válido para clicarem em registar e receberem uma password.

O feedback está no modo que será usado na final das ONI, ou seja, sabem quantos pontos teriam e que tipo de erros tiveram. Os testes são semelhantes aos testes oficiais, com uma distribuição de pontos similar, mas não são necessariamente os testes exactos usados nas provas reais (nem é garantido que a máquina agora a avaliar os vossos programas era a mesma que no ano respectivo). Notem também que antes de 2015 quando os problemas foram criados não era possível usar Java.

21:54 19/03/2019

Classificação Oficial da Qualificação

Já está disponível a classificação oficial da qualificação!

 
Classificação Oficial da Qualificação
 

A final nacional será no dia 1 de Abril e será uma competição presencial a realizar na Alfândega do Porto, numa semana onde a Universidade do Porto organiza uma série de eventos que tornarão a cidade na "capital mundial da Programação", acolhendo também a final mundial do ACM ICPC, o mais prestigiado concursos de programação para alunos universitários.

Verifica se o teu nome está na lista dos finalistas e espera novidades nos próximos dias na tua caixa de correio. Brevemente iremos também colocar mais informações sobre a final.

Fica aqui o nosso agradecimento a todos os participantes, e os nossos parabéns a todos os finalistas, em especial ao David Nassauer (Escola Secundária D. Filipa de Lencastre - Lisboa), que foi o vencedor da qualificação, com uma pontuação de 380 pontos.

22:19 07/03/2019

Discussão das soluções da Qualificação

Já está disponível a uma pequena discussão das soluções dos quatro problemas da qualificação.

 
Discussão dos Problemas da Qualificação
 

01:49 06/03/2019