ONI

26as Olimpíadas Nacionais de Informática - Edição 2014

Twitter Facebook Google plus Email Rss

APDSI FCUP UAlg

Patrocínios/Apoios

Rss Podes subscrever o conteúdo das notícidas das ONI'2014 num RSS feed.

(Não sabes o que é RSS? Descobre o que é e como usar... )

Mooshak com problemas de 2014

Estão disponíveis para submissão os 6 problemas usados nas provas oficiais das ONI'2014:

  • 3 problemas da Qualificação 2014
  • 3 problemas da Final Nacional 2014

 
Mooshak com os 6 problemas das ONI'2014
 

O concurso de treino está aberto a todos os que queiram experimentar resolver os problemas. Basta terem um email válido para receberem a password e clicarem no registo.

O feedback está no modo da final das ONI, ou seja, sabem quantos pontos teriam e que tipo de erros tiveram. Os testes são semelhantes aos testes oficiais, com uma distribuição de pontos similar, mas não são necessariamente os testes exactos usados nas provas reais.

11:08 07/05/2014

Álbum de fotos da final

Já podes ver o álbum de fotos da final nacional.

Estão incluidas fotos individuais dos concorrentes durante a prova, da cerimónia de encerramento e ainda dos 4 primeiros classificados.
 

Álbum de Fotos da Final Nacional
 

Se tiverem mais fotos que gostassem de ver publicadas, por favor entrem em contacto com a organização que teremos todo o gosto em incluí-las no álbum.

09:55 06/05/2014

4 portugueses nas IOI

Os 4 primeiros classificados da final vão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática 2014, que se realizam em Julho, em Taiwan. A nossa equipa será constituída por:

  • João Rocha, 12º ano do Colégio Paulo VI (Gondomar)
  • Pedro Amaro, 12º ano da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo)
  • Pedro Silva, 12º ano do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (V. N. Famalicão)
  • Gonçalo Paredes, 10º ano da Escola Secundária de Avelar Brotero (Coimbra)

Renovamos aqui os nossos parabéns aos 4 vencedores e temos a certeza que tudo farão para representar Portugal com orgulho, com brio e com vontade de trazer resultados de sucesso nas Olimpíadas Internacionais.

Os 10 primeiros da final vão também ser convidados a representar Portugal no CIIC, o Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência.

22:45 05/05/2014

Classificação da Final

Já está disponível a classificação da final nacional!
 

Classificação Oficial da Final
 

O grande vencedor das Olimpíadas Nacionais de Informática foi o João Rocha, do Colégio Paulo VI (Gondomar). Parabéns também a todos os participantes, por terem chegado até à final nacional.

Aqui ficam os enunciados dos 3 problemas da final:


Também pode ser consultada a versão preliminar da sessão de discussão dos problemas:

Daqui a pouco colocaremos mais algumas informações sobre os 4 primeiros e algumas fotos da final.

22:36 05/05/2014

Análise dos problemas da qualificação

Enquanto preparamos afincadamente todos os pormenores da final de amanhã, pedimos a um ex-participante das ONI, o Pedro Paredes, que nos preparasse uma pequena análise dos problemas da qualificação. Ainda poderemos depois "afinar" alguns detalhes desta análise, mas aqui fica desde já a versão preliminar, para que a possam espreitar antes da final.
 

Análise/Discussão preliminar dos problemas da qualificação
 

15:44 04/05/2014

Informações sobre a final

A final nacional irá realizar-se no dia 5 de Maio de 2014 (segunda-feira), no Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Não deixes de espreitar a secção de informações sobre essa mesma final, que contém dados como o programa, como chegar ao local da prova e os recursos computacionais (hardware e software) disponíveis. Se és um dos finalistas verifica o teu correio electrónico, pois entre hoje e amanhã deverás receber uma mensagem com alguns pormenores técnicos.

É esperado que os participantes da final cheguem entre as 11:00 e as 12:00. Podes por isso começar já a planear a tua viagem. Estamos à tua espera para o grande dia onde se decidirá quem são os membros da delegação que representará Portugal em Taiwan!

15:55 28/04/2014

Classificação da qualificação

Já está disponível a classificação oficial da qualificação!

 
Classificação oficial da qualificação
 

Os 29 primeiros classificados passam à grande final nacional, de acordo com o regulamento (ver nota 2). A final será no dia 5 de Maio e será uma competição presencial, a realizar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Verifica se o teu nome está na lista e espera novidades nos próximos dias na tua caixa de correio.

Ficam aqui os nossos parabéns a todos os finalistas, em especial ao Fábio Colaço (Agrupamento de Escolas do Forte da Casa) e ao Afonso Santos (Colégio de Santa Doroteia), que foram os vencedores da qualificação com um total de 218 pontos.

Muito brevemente vamos dar mais informações sobre a final e os treinos. Ainda durante esta semana colocaremos também online uma breve análise dos problemas da qualificação.

15:49 28/04/2014

Qualificação terminada

Terminou a qualificação para a final nacional!

Os resultados oficiais da qualificação serão divulgados no início da próxima semana (o mais tardar na manhã de terça-feira, 29 de Abril).

Aqui ficam os enunciados do 3 problemas da qualificação:

22:21 25/04/2014

Inscrições terminadas

Terminou o prazo de inscrições. Não deixes de espreitar a lista completa dos alunos inscritos.

Aqui ficam algumas estatísticas:

  • Temos um total de 177 alunos inscritos;
  • Existem 38 diferentes escolas com alunos inscritos, provenientes de todo o país, desde o norte de Portugal continental (Chaves e Viana do Castelo) até ao Sul (Loulé), passando pelas ilhas (Terceira - Açores).

A fase de qualificação começa já às 12:00 de hoje, dia 23 de Abril!

Para os inscritos, podem esperar receber (via email) mais informação sobre a qualificação ainda hoje de manhã.

08:24 23/04/2014

Mais um dia para as inscrições

A data limite para inscrições foi adiada em 24h, pelo que iremos aceitar inscrições até ao final do dia 22 de Abril!

A prova de qualificação para a final nacional irá decorrer entre as 12:00 de 23 de Abril a 18:00 de 25 de Abril.

12:54 21/04/2014

Código exemplo para o treino

Para que possas perceber melhor como funciona todo o sistema de avaliação, disponibilizamos aqui código exemplo para resolver dois problemas introdutórios que estão no treino. Se não conseguiste acertar no problema A ou C dos 10 problemas iniciais espreita o código para perceberes como é pedido que faças as coisas.

Problema A - Uma simples soma

Problema C - Escrevendo os pares

Aqui ficam alguns dos erros comuns mais cometidos (relembramos que deves ler sem falta as informação técnica):

  • Erro na compilação: Se obtiveres "Compile Time Error" significa que o teu programa deu erro ao compilar. Carrega na mensagem para poderes ver que erro deu cá e corrigir. O que pedimos é um programa escrito na linguagem padrão (os compiladores usados aqui estão no FAQ).
  • Erros de apresentação: Tens de escrever exactamente o que é pedido e nada mais. Nada de "Insira número" ou "O resultado é". Apenas ler o que é pedido e escrever como pedido. Se disser "Satisfaz" escreva exactamente "Satisfaz" com as mesmas letras maiúsculas e minúsculas. Também todas as linhas de output devem contar o caracter mudança de linha no final (do mesmo modo todo o input tem sempre mudança de linha no final de cada linha)
  • Limites: Quando te são dados limites no input é para ajudar. Não é necessário verificares se estão ou não no limite (a menos que seja expressamente pedido para imprimir alguma mensagem nesse caso). É garantido que os dados vêm com esses limites, de modo a que saibas quão eficiente o teu programa tem de ser e que tipos de dados deves usar.
  • Testar o programa: Para testares o teu programa deves usar o método descrito no FAQ.

Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar no Mooshak. É essencial que percebam bem todo o sistema de avaliação e a maneira como devem ser escritos os programas para que a dificuldade esteja apenas no problema a resolver e não na interacção com o nosso sistema (semelhante ao usado nas Olimpíadas Internacionais).

Para quem participou em anos anteriores, existem duas novidades no Mooshak:

  • clicando no resultado da submissão podem ver uma tabela com o resultado obtido em cada um dos testes efectuados, e não apenas um resultado global;
  • alguns testes são públicos e nesse caso o Mooshak mostra o input e output do primeiro teste público onde falharam.

13:00 26/03/2014

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a edição 2014 das Olimpíadas Nacionais de Informática!

Não percas tempo em inscrever-te, até porque só depois dessa inscrição podes usar os nossos servidores de treino, que já estão abertos.

Nota que o calendário foi alterado em relação ao inicialmente previsto, para que a qualificação das ONI não colidisse com as finais das Olimpíadas de Matemática. O prazo de inscrição é agora o dia 21 de Abril e a qualificação decorre de 23 a 25 de Abril.

23:10 23/03/2014

ONI goes social

Mais uma novidade para este ano: agora também nos podes seguir através da tua rede social favorita!

Se preferes o Twitter ou o Facebook ou ainda o Google+ nós estamos servidos!

Aproveita ainda para visitar a nossa página de redes sociais para saberes mais sobre como comunicar connosco e com outros concorrentes através do nosso canal de irc ou de um fórum!

20:23 20/03/2014

Site Online

Habemus site!

O renovado site da edição 2014 das Olimpíadas Nacionais de Informática já está online!

Temos um novo look e alteramos várias páginas como a das inscrições e a dos problemas.

Entretanto não te esqueças de ver o calendário assim como explorar o novo site.

Há mais para vir, por isso está atento!

20:16 20/03/2014